Transtorno do Pânico

ESTRESSE

O estresse é um sintoma muitas vezes indescritível. Ele pode ser caracterizado por sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação, nervoso, e pode ser motivado por diversos motivos distintos. Além disso, muitas vezes, a causa para o estresse é desconhecida.

Por causa dos danos generalizados que o estresse pode causar, é importante conhecer o seu próprio limite. Mas o limite do estresse difere de pessoa para pessoa.

Algumas pessoas domam leões, pulam de paraquedas e assumem empresas atoladas em dívidas, enquanto outras desabam no menor obstáculo ou frustração. Algumas pessoas parecem mesmo prosperar com a excitação e o desafio de um estilo de vida de alta-tensão.

Sua capacidade de tolerar o estresse depende de muitos fatores, incluindo a qualidade de seus relacionamentos, sua visão geral sobre a vida, sua inteligência emocional e genética.

As situações e as pressões que causam estresse são conhecidas como fatores de estresse. Normalmente, pensamos sobre o estresse como algo negativo, como uma agenda de trabalho desgastante ou um relacionamento complicado.

No entanto, qualquer coisa que coloca exigências elevadas sobre você pode ser estressante. Isso inclui eventos positivos como casar, comprar uma casa, ir para a faculdade, ou ser promovido.

O que faz com que o estresse dependa, pelo menos em parte, de sua percepção sobre ele. Algo que é estressante para você pode não ser para outra pessoa; elas podem até mesmo se divertir.

Por exemplo, seu trajeto de manhã pode deixar você ansioso e tenso porque você tem medo de chegar atrasado por causa do tráfego. Outras pessoas, no entanto, podem achar a viagem relaxante porque elas saem de casa mais cedo para curtir a música no carro enquanto dirige.

O corpo não distingue entre ameaças físicas e psicológicas. Quando você está estressado com uma agenda ocupada, uma discussão com um amigo, um congestionamento ou com uma montanha de faturas para pagar, seu corpo reage de maneira tão forte que parece que está enfrentando uma situação de vida ou morte.

Se você tem um monte de responsabilidades e preocupações, sua reação ao estresse de emergência pode estar esgotado a maior parte do tempo. Quanto mais o sistema de estresse do seu corpo é ativado, mais difícil é de desligar.

A exposição prolongada ao estresse pode levar a graves problemas de saúde. O estresse crônico perturba quase todos os sistemas em seu corpo.

Ele pode elevar a pressão arterial, suprimir o sistema imunológico, aumentar o risco de ataque cardíaco e derrame, contribuir para infertilidade e acelerar o processo de envelhecimento. O estresse a longo prazo pode até mesmo reconfigurar seu cérebro, deixando você mais vulnerável a ansiedade e depressão.

Você não pode eliminar completamente o estresse de sua vida, mas você pode controlar o quanto ele afeta você.

Técnicas de relaxamento, como ioga, meditação e respiração profunda, ativa a reação de relaxamento do corpo. Um estado de descanso é o oposto da reação ao estresse.

Quando praticado regularmente, essas atividades dão origem a uma redução nos seus níveis de estresse diário e um impulso em seus sentimentos de alegria e serenidade. Eles também aumentam sua capacidade de permanecer calmo.

Qualquer pessoa pode reduzir drasticamente o impacto do estresse. Com a prática, você pode aprender a identificar fatores de perturbação e permanecer no controle quando a pressão se apresentar.

Procure um Médico Psiquiatra.

Dr. Vicente Gomes – Excelência em Psiquiatria.

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