Ansiedade

ANSIEDADE – COMO LIDAR?

A ansiedade pode se manifestar através de sintomas fisiológicos, sintomas cognitivos ( que se passam em nossa cabeça: Nervosismo? Apreensão? Insegurança?) e sintomas comportamentais (o que fazemos para diminuir a ansiedade), por exemplo: dormir, ficar inquieto, os famosos “brancos”,etc.

Além disso, pode acarretar transtornos, tais como: transtorno de pânico, transtorno de ansiedade generalizada, estresse pós-traumático, entre outros.

Dependendo da causa e do nível de ansiedade, aconselha-se a procura por um psicólogo. Existem terapias muito eficazes para esse tipo de psicopatologia. Uma delas é a cognitiva comportamental.

Ainda, em casos mais graves, aconselha-se o tratamento medicamentoso.

Algumas dicas para lidar com esse sentimento são:

Ter em mente que a ansiedade é uma reação normal, e que se for aceita, permitirá que o indivíduo possa enfrentar as situações com mais facilidade;

Aceitar os erros como uma oportunidade para aprender. Ao diminuir os padrões de exigência, a ansiedade se reduz a um nível administrável;

Interagir socialmente, assim, é possível treinar e desenvolver as habilidades sociais, preparando-se para enfrentar diversos tipos de situações;

É importante que saibamos compartilhar esses sentimentos que nos causam tanto estresse e que acabam atrapalhando a nossa rotina. Você pode querer falar com alguém sobre isso, seja um amigo, ou um profissional, dependendo da gravidade da sua preocupação e o quanto ela está afetando o seu nível de estresse geral.