Comportamento

HIPOCONDRIA

Hipocondria é o quadro em que se tem um medo excessivo e não realista de ter algum sintoma ou condição de saúde que pode ameaçar sua vida e ainda não foi diagnosticado. Nesses quadros, o hipocondríaco tende a ficar ansioso com a doença, mesmo se nenhuma evidência médica justifique a preocupação ou acreditar que qualquer sintoma simples pode evidenciar um problema terrível. Por exemplo: uma dor de cabeça certamente significará um tumor cerebral.

Não se sabe ao certo porque alguma pessoas desenvolvem a hipocondria e essa preocupação excessiva com sua saúde e o risco de estar com alguma doença muito grave. No entanto, acredita-se que o tipo de personalidade, a experiência de vida e questões hereditárias estejam envolvidas no distúrbio.

A hipocondria atinge igualmente homens e mulheres e normalmente aparece no início da vida adulta, apesar de poder se desenvolver em qualquer idade. Algumas situações podem aumentar a chance de uma pessoa desenvolver hipocondria:

• Histórico de uma doença séria na infância
  • Ter convivido com familiares ou conhecidos portadores de uma doença séria
  • Morte de um ente querido
  • Ter um transtorno de ansiedade
  • Acreditar que boa saúde significa estar livre de quaisquer sintomas
  • Ter familiares próximos hipocondríacos
  • Ter pais negligentes ou abusivos.

Uma pessoa com hipocondria costuma apresentar os seguintes comportamentos:

• Ter um medo intenso ou ansiedade prolongados de ter uma doença grave
  • Preocupar-se que os menores sintomas e sensações físicas podem significar uma doença grave
  • Procurar médicos repetidamente ou fazer exames complexos com frequência, como ressonâncias magnéticas e ecocardiogramas
  • Trocar de médico constantemente, sempre buscando uma segunda opinião que indique uma condição grave
  • Falar diversas vezes sobre seus sintomas ou das doenças de que suspeita ter
  • Checar frequentemente o corpo em busca de problemas
  • Checar frequentemente os sinais vitais, como pulsação ou pressão arterial
  • Pensar ter uma doença só de ler ou ouvir sobre ela.

Pessoas com hipocondria também tendem a aumentar sintomas quando realmente estão doentes. Mas a principal característica está no pensamento obsessivo de que isso de fato se tratada de uma doença muitíssimo grave e de que sua vida pode estar em risco.